top of page

CRIAÇÃO ÉTICA

O que é, para nós, uma criação responsável

PRESERVAÇÃO DA RAÇA

Um criador ético tem como principal objetivo garantir que a raça se mantenha tal como o estalão o exige. A criação do mesmo deve ser sempre com vista à preservação da raça em questão.

Cada cruzamento deve ser feito com muito cuidado, sempre com a intenção de melhorar a saúde e longevidade da raça, preservando o temperamento e as suas características anatómicas.

Sem este tipo de criação, as raças facilmente ficam extintas, o temperamento e a morfologia perdem-se e a saúde fica completamente comprometida. 

As raças de cães são importantes não só pela sua diversidade e beleza, mas também pela forma única como se ligam à sociedade. Cada raça tem características que podem ser ideais para diferentes estilos de vida, como cães de companhia, de trabalho de guarda ou de terapias. Além disso, fazem parte do nosso património cultural e natural, refletindo a história, as tradições e a relação profunda que temos com os animais.

Preservar as raças não é só importante para o bem-estar dos cães, mas também para que as futuras gerações possam continuar a usufruir das características únicas de cada uma. Ao fazer isso, estamos a cuidar de um património valioso para todos.

🚩 Sinais de alerta:

  • Criadores que dizem que podem vender o cachorro com ou sem LOP;

  • Criadores que dizem que as exposições caninas não servem para nada e/ou que são apenas uma questão de "vaidade";

  • Criadores que não fazem contrato na venda e que não se importam com a continuidade da sua linhagem;

  • Criadores que praticamente não fazem perguntas sobre a tua família ou não se importam a quem vão entregar o cachorro;

  • Criadores que usam cães fora do estalão da raça (maior parte das vezes é fácil de detetar); 

DSC08143.JPG

CONHECIMENTO E
EXPERIÊNCIA

Os criadores éticos estudam muito sobre a sua raça, para obterem o máximo de conhecimento sobre as suas características, riscos de saúde e história.

Normalmente, focam-se numa ou duas raças apenas, dedicando o seu tempo a estudar os pedigrees e a compreender cada linhagem ao detalhe.

A ida às exposições caninas também permite ganhar mais conhecimento: ouvir as opiniões dos juizes, falar com criadores mais velhos, etc. 

Isto faz com que as decisões das suas criações sejam o mais informadas possível, quer seja a nível de saúde, morfologia ou temperamento. 

🚩 Sinais de alerta:

  • Criadores que fazem criação de várias raças em simultâneo;

  • Criadores que incluam cães fora do estalão no seu programa de criação;

  • Criadores que apenas incluam cães da sua zona geográfica (muitas vezes fazendo cruzamentos com consanguinidade elevadíssima) não se esforçando minimamente para procurar linhagens que sejam mais adequadas;

  • Criadores que não sabem o estalão da raça nem se preocupam com isso;

IMG_7523.HEIC
DSC01581.JPG

NINHADAS LIMITADAS

Qualidade em vez de quantidade. Os bons criadores limitam o número de ninhadas por cada cadela, geralmente não fazem mais do que 3-4 ninhadas ao longo de toda a vida da cadela.

Também não costumam ter muitas ninhadas ao mesmo tempo, uma vez que seria impossível ter tempo para dar a devida atenção à mãe e aos seus cachorros. 

Por isso, o mais provável é que tenhas de esperar pelo teu cachorro. Maior parte destes criadores trabalham com uma lista de espera.

🚩 Sinais de alerta:

  • Criadores que têm sempre cachorros disponíveis na hora, não têm lista de espera;

  • Criadores que estão constantemente a publicitar cachorros disponíveis;

  • Criadores que fazem pressão para a compra rápida;

  • Criadores com falta de transparência sobre o número de ninhadas ou sobre os pais.

350804971_936786184105367_374547635225673216_n.jpg

TRANSPARÊNCIA
(SOBRE O SEU ESPAÇO, CÃES, ETC)

Os futuros donos devem sempre receber toda a documentação sobre os exames de saúde dos progenitores (pais e/ou avós), o pedigree, os registos veterinários e toda a informação relevante sobre o cachorro e toda a sua linhagem.

Os bons criadores também incentivam a visita ao local onde os cães são criados, querem que os donos conheçam a ninhada e os pais e/ou a família dessa ninhada.

Partilham ativamente vídeos e fotos dos seus cães e do seu dia-a-dia e não apenas fotos dos cachorrinhos. Não têm nada a esconder!

🚩 Sinais de alerta:

  • Criadores que não entregam toda a documentação;

  • Criadores que dizem que os pais têm LOP mas que não vão registar a ninhada;

  • Criadores que dizem que os seus cães têm exames de despiste mas depois não entregam as provas;

  • Criadores que se recusam a mostrar as suas instalações (normalmente insistem para que a entrega do cão seja feita noutro sitio que não a sua casa);

  • Criadores que prometem cães perfeitos.

ecocardiograma-300x221.jpeg

EXAMES DE DESPISTE E CUIDADOS VETERINÁRIOS

Os criadores éticos realizam rigorosos exames de saúde às suas linhagens e a todos os cães que usam no seu programa de criação. No caso dos Cavaliers deve-se realizar o Doppler cardíaco, exames oculares, ressonância magnética para siringomielia, exames ortopédicos, testes de ADN para CC, DE, EF, entre outros (podes ver os exames de saúde que devem ser realizados em detalhe nesta raça aqui). Não basta apenas realizar exames genéticos ou fazer exames cardíacos quando têm 1 ano de idade, isso não garante nada relativamente à saúde do cão que estás a adquirir. 

 

Além disso, fornecem registos veterinários detalhados de ambos os pais e do cachorro, para que possas ter a certeza de que estás a adquirir um animal saudável e bem tratado. O teu cachorro deve conter as vacinas em dia, deve estar desparasitado interna e externamente, deve ter microchip e respectivo registo e um certificado de saúde emitido por um veterinário.

Esse cuidado é fundamental para garantir o bem-estar dos cães e para manter a integridade da raça a longo prazo.

🚩 Sinais de alerta:

  • Criadores que não entregam copia dos exames de saúde dos pais e/ou avós;

  • Criadores que entregam os seus cachorros sem os registos veterinários completos;

  • Criadores que fazem promessas de cães perfeitos: que garantem que os seus cachorros nunca vão ter nenhum problema de saúde e que os seus cães são todos perfeitos e saudáveis;

DSC02897.JPG

SOCIALIZAÇÃO E AMBIENTE DA NINHADA

A socialização é super importante para o desenvolvimento de um cão e as primeiras semanas são de extrema importância!

 

Isso significa expor os cachorros a diferentes ambientes, sons, texturas, pessoas e até outros animais, na altura certa, de forma segura e controlada.
Se o criador estiver realmente comprometido em relação a isso, vais com certeza saber porque ele vai fazer questão de te dizer! Vai partilhar com orgulho todo o processo de socialização, explicando as etapas que seguiu para preparar os cachorros para as suas novas famílias. Criadores éticos têm muito orgulho em socializar os seus cachorros e em garantir que estão preparados para uma vida feliz no futuro.

Além disso, os cachorros devem crescer em ambiente familiar e não em boxes no fundo do quintal.

🚩 Sinais de alerta:

  • Criadores que não partilham nada sobre a socialização dos cachorros;

  • Criadores que não incentivam a visita dos donos;

  • Criadores que não dão acompanhamento após os cachorros saírem de sua casa.

18033289477491284.jpg

ESCOLHA DA FAMÍLIA

Um criador responsável faz sempre muitas perguntas e quer conhecer-te a ti e à tua família antes de tomar a decisão de te vender um cão. 

Esse processo envolve compreender a tua rotina diária, a tua experiência com cães, o espaço onde vives, o tempo que podes dedicar ao cão e até os teus planos para o futuro. Um bom criador quer ter a certeza de que os seus cães serão entregues às famílias certas e terão uma vida feliz e maravilhosa.

Esse cuidado nunca termina após a entrega do cachorro, está simplesmente a começar. Criadores éticos mantêm SEMPRE contacto com as famílias ao longo da vida do cão, e devem estar disponíveis para dar apoio, responder a dúvidas e ajudar em momentos mais difíceis.

Cada cachorro que criam é um compromisso para a vida toda.

🚩 Sinais de alerta:

  • Criadores que não fazem muitas (ou nenhumas) perguntas sobre ti, a tua família ou o teu estilo de vida;

  • Criadores se preocupam apenas em vender o cachorro o mais rápido possível, sem considerar se é a melhor escolha para ti ou para o cão;

  • Criadores que não exigem uma conversa, visita ou questionário antes de decidir vender-te um cachorro;

  • Criadores que não mantêm contacto após a venda ou não oferecem qualquer tipo de apoio caso seja necessário;

  • Criadores que estão dispostos a vender um cachorro a qualquer pessoa;

DSC02080.JPG

CONTRATO E ACOMPANHAMENTO FUTURO

Os criadores responsáveis nunca vendem um cachorro sem um contrato escrito. O contrato deve ser transparente e detalhado, para que ambas as partes — a família nova e o criador — compreendam as suas responsabilidades. O contrato não deve ser apenas uma formalidade, mas sim um compromisso mútuo para assegurar que o cão terá uma vida saudável e feliz. Isso inclui certas garantias de saúde por escrito, restrições na criação, e outros pontos relevantes. Em caso de qualquer condição de saúde que seja identificada posteriormente, o criador ético deve ajudar a resolver o problema ou até a aceitar o cão de volta.

A vida é imprevisível e, por vezes, as circunstâncias podem mudar. Se, por qualquer motivo, já não for possível continuares a cuidar do teu cão, um criador ético irá sempre incluir uma cláusula no contrato que te permite devolver o cão. Isto garante que o cão, mesmo após a venda, estará sempre em boas mãos e nunca ficará em situações de risco ou abandono. Criadores responsáveis e éticos preocupam-se com o bem-estar dos cães por toda a sua vida, não apenas até serem vendidos.

Este tipo de compromisso demonstra o zelo e a responsabilidade de um criador ético, que não só deseja vender um cachorro, mas também se preocupa com o futuro do animal e com o relacionamento a longo prazo com os novos donos. Criadores éticos têm um interesse genuíno em garantir que os cães sejam bem cuidados ao longo da sua vida e que as suas necessidades sejam atendidas, independentemente de onde estejam.

Além disso, o criador deve estar disponível para oferecer aconselhamento contínuo aos novos donos, seja sobre cuidados de saúde, comportamentais ou nutricionais, ao longo da vida do cão. 

🚩 Sinais de alerta:

  • Criadores que não fazem qualquer contrato;

  • Criadores que não colocam a cláusula de devolução no contrato;

  • Criadores que fazem contrato vago ou sem garantias;

  • Criadores que não dão acompanhamento ou que cortam contacto após a entrega do cachorro.

97B67EF1-8FB3-4A55-91B7-39B85083DF0F.JPG

ESCOLHA DO CACHORRO

De uma forma geral, não deve ser a família nova a escolher o seu cachorro de forma impulsiva.

Em vez disso, o cachorro será escolhido pelo criador (que está com o cachorro desde o seu nascimento e o conhece como ninguém) para que seja feito o melhor "match", tendo sempre em conta as tuas preferências, o teu estilo de vida e os teus planos futuros para o cão.

Para isso, o criador vai utilizar como referência as tuas respostas a um formulário fornecido previamente, vai ter em conta conversas que tenham tido e aquilo que lhe foi passado durante as tuas visitas.

Cada criador tem o seu processo, mas todos seguem um método semelhante para garantir que fazem as melhores combinações entre famílias e cachorros. 

🚩 Sinais de alerta:

  • Criadores que permitem que as famílias escolham o cachorro, sem avaliar se ele se adequa ao estilo de vida e às necessidades da família;

  • Criadores que não fazem perguntas sobre a tua vida ou família;

  • Criadores que não comunicam com frequência, não permitem visitas, não fazem nenhumas questões/formulários;

  • Criadores que fazem a escolha meramente baseada na aparência;

  • Criadores que tentam pressionar a família a escolher um cachorro de forma apressada, sem dar tempo para refletir ou sem permitir tempo para pensar sobre a escolha.

18042949618464918.jpg

PEDIGRRE (LOP) E EXPOSIÇÕES CANINAS

Os criadores responsáveis estão registados no clube de canicultura do seu país e têm um afixo de criação (o nosso é De Edel Plass).

O afixo não é uma questão de vaidade, mas sim uma forma de garantir a rastreabilidade do animal ao longo de toda a sua vida. O afixo está vinculado ao nome do criador e serve como uma identificação única dos seus cães, permitindo que se saiba de onde vêm e qual o historial de criação. Isto é algo que os criadores éticos se orgulham imenso, pois assim podem garantir a continuidade da qualidade do trabalho realizado.

 

Um cão sem LOP (Registo no Livro de Origens Portuguesas) e/ou sem afixo não é rastreável, o que significa que, caso o animal tenha problemas de saúde ou outros tipos de complicações, não será possível ligá-los ao seu criador, claro que isto é muito conveniente para criadores não éticos. 

Um criador ético pode participar em exposições com mais ou menos regularidade, mas é certo que, em algum momento, esse criador já deverá ter participado em exposições caninas para continuar a aprender e a melhorar o seu conhecimento sobre a raça.

No entanto, é importante realçar que ter um afixo e participar em exposições, por si só, não garantem que o criador seja ético. É necessário avaliar todos os outros aspetos mencionados ao longo desta página para garantir que o criador seja responsável e comprometido com o bem-estar dos cães.

🚩 Sinais de alerta:

  • Criadores que não têm afixo;

  • Criadores que dão desculpas para não fornecer o registo LOP;

  • Criadores que dão a possibilidade de comprar com LOP ou sem ele.

DSC03507 2.JPG

VALOR

O preço de um cão normalmente reflete os custos envolvidos em práticas responsáveis e cuidadosas. Criadores éticos investem muito tempo, muito dinheiro e muito esforço na criação de cães saudáveis e bem socializados. Não esperes um preço baixo.

É importante referir que vender a um preço alto não é sinónimo de que o criador é ético, pois é necessário confirmar todas as outras informações aqui referidas. No entanto, um preço estranhamente baixo garante que está a comprar a um criador não ético, pois, tirando excepções muito especificas, não é possível fazer uma criação ética e vender a preços baixos.

‼️ Adotar um cão ou comprar um cachorro a um criador ético são ambas opções válidas

Num mundo ideal, nenhum cão precisaria de ser resgatado, mas a realidade é que muitos cães acabam em canis ou associações devido a donos irresponsáveis ou criadores não éticos (criadeiros).

A adoção de cães é muito importante porque muitos cães estão a aguardar uma segunda oportunidade em canis. Quem não procura uma raça especifica e está preparado para este desafio, pode e deve seguir em frente com uma adoção.

Se optares por comprar um cachorro de uma raça específica, é essencial que apoies apenas criadores responsáveis, que seguem práticas éticas rigorosas, dando prioridade à saúde, bem-estar e socialização dos cães.

Criadores éticos garantem que os animais crescem em ambientes familiares, seguros e saudáveis, e têm uma preocupação a longo prazo com o bem-estar do cachorro e da sua futura família.

🚨 Caso decidas comprar a um criador NÃO ético é importante que saibas que:

  • Não estás a resgatar um cachorro que foi mal tratado (se pretendes resgatar um cão vai a um canil ou a uma associação adotar!!);

  • Estás a apoiar um negócio que não respeita os animais: estás a fazer com que a mãe, o pai, e toda a familia daquele cão que "resgataste" continuem a sofrer nas mãos desse criador;

  • Estás a contribuir para a destruição da raça que te apaixonaste e que quiseste ir comprar;

  • Deverás preparar-te para um cão que não foi socializado devidamente no inicio da sua vida e que poderá até já ter vários traumas;

  • Deverás preparar-te para ter um cão que não se vai parecer com a raça que compraste, quer seja a nível de aspecto ou de temperamento;

  • Deverás preparar-te para a conta alta que (muito) provavelmente irás ter no veterinário durante toda a sua vida;

  • Deverás preparar-te para o desgaste emocional que é ter um cão com problemas de saúde e temperamentais;

  • Deverás preparar-te para criar esse cão sozinho sem nenhum apoio do criador;

Tanto a adoção quanto a compra em criadores éticos e responsáveis são formas válidas de dar um lar a um cão, desde que a decisão seja feita com amor, responsabilidade e respeito pelos animais. No final, o mais importante é garantir que qualquer decisão sobre ter um cão seja tomada com compromisso e consideração pela saúde e felicidade do animal. Optar por um criador ético não só garante que estás a adquirir um animal saudável, bem-socializado e com um histórico transparente, mas também ajuda a garantir que a criação responsável continua a ser valorizada e praticada.

bottom of page